Project Description

APRESENTAÇÃO

A Equipa Local de Intervenção de Reguengos de Monsaraz e Mourão (ELIRMM) integrada no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), é constituída por uma equipa pluridisciplinar, com funcionamento transdisciplinar assente em parcerias institucionais, integrando representantes dos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social, da Saúde, da Educação, entre outras entidades, iniciando a sua atividade com acordo de cooperação em 30 de maio de 2005, presta apoio a cerca de 80 crianças dos 0 aos 6 anos de idade.
A ELI desenvolve e concretiza, a nível local, a intervenção do SNIPI, com vista a garantir condições de desenvolvimento das crianças até aos 6 anos de idade, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o crescimento pessoal, social, e a sua participação nas atividades típicas para a idade, bem como das crianças com risco grave de atraso de desenvolvimento.

Nos termos do Decreto-Lei n.º 281/2009, considera-se:
“Intervenção precoce na infância (IPI)” o conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente no âmbito da educação, da saúde e da ação social;
“Risco de alterações ou alterações nas funções e estruturas do corpo” qualquer risco de alteração, ou alteração, que limite o normal desenvolvimento da criança e a sua participação, tendo em conta os referenciais de desenvolvimento próprios, consoante a idade e o contexto social;
“Risco grave de atraso de desenvolvimento” a verificação de condições biológicas, psicoafectivas ou ambientais, que implicam uma alta probabilidade de atraso relevante no desenvolvimento da criança.
A ELI desenvolve a sua atividade na residência da criança, creche, ama, estabelecimento de educação pré-escolar, centro de saúde, IPSS ou Sede da ELI, sendo o serviço a prestar realizado em horário a definir, tendo em consideração as necessidades da família e a respetiva conciliação da sua vida privada com a atividade profissional.

A criança com necessidades de Intervenção Precoce pode ser sinalizada pelos vários serviços da comunidade ou por particulares, familiares, vizinhos, amigos, ou outros, bastando para tal contactar a própria equipa, na sua sede, a Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz ou recorrer aos serviços da comunidade.

A precocidade da sinalização das crianças com dificuldades de desenvolvimento, sejam estas de ordem sensorial, cognitiva, motora, emocional, comportamental, social, familiar, de linguagem e/ou de saúde física, permitirá uma atuação mais rápida e por conseguinte melhores resultados, uma vez que o sistema de funcionamento da criança ainda está lábil e portanto ainda não definitivamente organizado.
Quanto mais precoce for a intervenção, maior será a capacidade da criança de ultrapassar ou minimizar o seu problema e continuar a desenvolver as competências que lhe são necessárias para novas aprendizagens. Uma vez que, é durante o período da primeira infância que o ser humano denota maior sensibilidade aos fatores envolventes, sejam eles físicos e, ou sociais. É neste período que ocorrem grande parte das transformações, tanto ao nível do crescimento como do desenvolvimento.

Mais informação em http://www.dgs.pt/ms/12/default.aspx?id=5525

As nossas instalações

Consulte o nosso Regulamento Interno

Regulamento Intervenção Precoce (72.8 KiB, 150 downloads)

Caso tenha alguma dúvida acerca dos nosso serviços, não hesite em preencher o nosso formulário ou entrar em contacto com o número 969 992 559.
Teremos todo o gosto em responder com a maior brevidade possível.

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

A sua mensagem (obrigatório)